Olá queridos amigos e ouvintes, o +Além é um podcast que chega para colaborar na divulgação do espiritismo, e eu sou a Euzeny Bayma.
Hoje o +Além apresenta o segundo episódio do programa “Conteúdos da Revista Espírita”, intitulado “Constituição da Sociedade Espírita”. O episódio de hoje tem a intenção de dar a conhecer a proposta que Kardec trouxe para a difusão do espiritismo, tendo como objeto a Revista Espírita. Foi através das suas anotações que ficamos a conhecer o tramite desse trabalho. Portanto, hoje reproduziremos esse escrito feito por ele no dia 1 de abril de 1858, dias antes do aniversário de um ano da publicação do Livro dos Espíritos.
- e que passamos agora a reproduzir:
- “Se bem não se trate de nenhum facto de previsão, menciono de passagem a fundação da sociedade, por causa do papel que ela representou no andamento do espiritismo e das comunicações ulteriores a que deu causa. Havia cerca de seis meses que eu reunia em minha casa, na rua dos Mártires, às terças-feiras, alguns adeptos da doutrina. O principal médium era a srta Dufaux.
- Apesar do local não poder conter mais de 15 a 20 pessoas concorriam as vezes 30. Aquelas reuniões ofereciam grande interesse pelo seu carácter sério e pela importância das questões aí tratadas. Iam à elas príncipes estrangeiros e outras distintas personagens. A casa, pois, incomoda pela disposição, tornou-se insuficiente para os trabalhos. Alguns dos frequentadores propuseram-se fazer uma cotização e alugarmos um cómodo suficiente, neste caso porém era preciso tirar licença da autoridade, e o senhor Dufaux que conhecia pessoalmente o chefe de polícia se incumbiu disso. A licença dependia também do Ministro do Interior que então era o General “X”…simpático, sem que o soubéssemos às nossas ideias, conquanto não as conhecesse completamente; e, devido a isto, obtivemo-la em 15 dias quando deveria levar três meses.
- A sociedade constituiu-se pois regularmente funcionando ás terças feiras na casa que se alugou no Palais Royal galeria de Valois onde permaneceu desde 1º de abril de 1858 até 1º do mesmo mês de 1859. Não tendo podido manter-se ali por mais tempo reunia-se às sextas-feiras no salão do restaurante Douix, no Palais Royal, galeria de Montpensier, desde 1º de abril de 1859 até 1º de abril de 1860, época em que se instalou em local seu na rua S´Antana, 59.
- Formada a principio de elementos poucos homogéneos, porque se aceitavam facilmente todos que concorriam, a sociedade passou por numerosas vicissitudes que me causaram bem sérios aborrecimentos.”
Queridos amigos, o texto que acabamos de reproduzir é um breve relato sobre como foi constituído a Sociedade Espírita de Paris, o órgão que assegurou as edições da Revista Espírita para levar publicamente as correspondências que eram recebidas com noticias, pesquisas e estudos, sempre relativas com o espiritismo. O texto reproduzido mostra-nos o compromisso assumido por Kardec na divulgação do espiritismo tendo a Sociedade espírita como ancora de apoio no desenvolvimento dos estudos espíritas.
O comentário que Kardec fez ao final do relato, sobre os aborrecimentos contraídos, percebemos que foi dado a todos oportunidades de conhecer a nova ciência, e pelo seu êxito, o assunto foi tratado com bom ânimo e serenidade pois as vicissitudes sempre são criadas por opositores. Por isso, perseverar no bem faz parte do bom senso.
E para melhor reflexão sobre grandeza moral e espiritual vamos reproduzir duas notas de José Herculano Pires que esclarece-nos sobre a postura de Kardec na fundação da sociedade espírita de paris.
Antes disso, vamos referir que os escritos e as notas que aqui são reproduzidos, foram extraídos do livro obras póstumas de Allan Kardec, parte 2, sob o título Fundação da Sociedade Espírita de Paris, publicação da editora Lake, ano de 2005.
vamos então ouvir as duas notas de José Herculano Pires:
N 106: “Esta breve informação, confirmada historicamente e documentada pela Revista Espírita, não tem apenas importância social, vale muito mais no plano cultural como prova de dois factos que os adversários gratuitos do espiritismo, principalmente os interesseiros fazem questão de ignorar. -O espiritismo surgiu no centro da cultura mundial dos meados do século passado como um facto cultural que despertou a atenção e provocou o interesse das altas rodas e da intelectualidade em todos os continentes;
- Kardec se tornou uma das personalidades em maior evidência, procurada e consultada por cabeças coroadas, altas figuras da administração mundial sábios e artistas de todos os países. Apesar disso, Kardec jamais se serviu dessas considerações para fazer valer tamanho prestigio em seu benefício pessoal. Tudo o que fez foi esclarecer e orientar os que o procuravam a respeito da nova ciência que fundava, a ciência do espirito, que vinha desdobrar o conhecimento auxiliar as ciências da matéria, e auxiliar a filosofia e a religião a repelirem no campo da razão e da pesquisa as investidas cada vez mais violentas do materialismo e do niilismo.”
N 107: “Como em todas as associações a heterogeneidade do meio facilitou a influenciação de espíritos perturbadores. Mas apesar disso, a obra da sociedade foi grandiosa com os maiores sacrifícios pessoais, Kardec conseguiu dar-lhe orientação eficiente, como se vê pela Revista Espírita.”
Queridos amigos, queridos ouvintes, o Podcast + Além por hoje encerra esse episódio, agradecendo a atenção de todos e desejando a continuação de bom trabalho e perseverança no bem.
Para seguir nosso canal basta fazer a subscrição através das redes sociais e receber as notificações dos próximos episódios e também de outros programas que serão lançados.
Recebam nosso carinho e um abraço fraterno. Muito obrigada. Muita paz! Até breve!
Leia a Revista Espírita!

Comentários
Enviar um comentário