Programa
Conteúdos da Revista Espírita
Queridos leitores, decidimos transcrever os episódios do programa nas páginas do blog para deixá-los alinhados na possibilidade da melhor percepção da leitura.
O +Além, num contexto espírita, pretende incentivar a leitura e estudos da Revista Espírita. Isso não implica que fique em separado da obra da codificação, os quatro livros que originaram do Jornal de Estudos Psicológicos e esse de O Livro dos Espíritos. Sim, que possamos, em essencia torná-los uma unidade, na forma como Allan Kardec preocupou-se com a difusão da Doutrina Espírita levando o conhecimento a todos de quem somos.
____________________________
"Era o ano de 1857, no décimo quinto dia do mês de novembro aconteceu um diálogo de grande significado entre dois seres, e que passamos a reproduzir:
Kardec — Tenho a intenção de publicar um órgão espírita: pensai que conseguirei fazê-lo? o que me aconselhais? A pessoa a quem me dirigi, Sr. Tiedeman, não parece disposta a dar o seu concurso pecuniário.
Guia espiritual — “Sim tu o conseguirás com perseverança. A ideia é boa; mas é preciso deixá-la amadurecer mais
K- “Receio que outros se antecipem”.
G - ”Adianta-te.”
K - Não desejo outra coisa, mas falta-me tempo. Tenho dois empregos que me são necessários, como sabeis. Bem quereria poder renunciar a eles, a fim de me consagrar-me à obra, sem preocupação estranha.
G - ”Não precisas, por enquanto abandoná-los; para tudo há sempre tempo; põe-te a caminho e chegarás."
K - Devo dispensar o concurso do Sr. Tiedeman?
G - Age com o concurso dele ou sem ele; não te incomodes. Podes dispensá-lo.”
K - O meu plano é fazer um primeiro número para ensaio, a fim de dar inicio a publicação e firmar a data continuando mais tarde com ela, se for possível. Que me dizeis?
G - É boa a ideia, mas um número só não é o bastante; entretanto, é útil e necessário mesmo para abrir caminho aos outros. É preciso ter o maior cuidado, de maneira que assegure o êxito. Se for defeituoso, melhor seria nada fazeres, porque a primeira impressão pode decidir do seu futuro. É preciso tomar muito a peito, principalmente no começo satisfazer à curiosidade; ele deve reunir o sério ao agradável, que deleita o vulgo; “essa parte é essencial, porém a outra é mais importante, porque que sem ela o órgão não terá fundamento sólido. Em uma palavra, é preciso evitar a monotonia pela variedade, reunir a instrução sólida ao interesse, e que será de poderoso auxílio para os trabalhos ulteriores.”
Esse diálogo aconteceu após sete meses da publicação do Livro dos Espíritos, entre Allan Kardec e o seu guia espiritual tendo como médium a Sra. Dufaux. Esse é um escrito que faz parte do acervo pessoal de Kardec e está publicado na segunda parte do livro Obras Póstumas, com o título “Revista Espírita”.
Importa-nos lembrar que Kardec, enquanto encarnado, organizava seus pensamentos em escritos pessoais e que em grande parte dedicou-os às edições da Revista Espírita, nos anos de 1858 à 1869, esse o ano que Kardec desencarnou. E contados 21 anos do seu desencarne seus escritos transformaram-se no livro Obras Póstumas de Allan Kardec, tendo sua primeira edição no ano de 1890.
Queridos amigos apresentamos o Podcast + Além com o primeiro episódio do programa “Conteúdos da Revista Espírita”.
No nosso primeiro encontro, achamos pertinente reproduzir o áudio dessa comunicação mediúnica que denominamos por instrução, pois o guia espiritual instruiu Kardec a melhor forma para elaborar o que pretendia. Portanto, damos a conhecer o projeto inicial de Kardec para elaboração do primeiro órgão de difusão do espiritismo, a Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos.
Um agregador de valores e conhecimentos científicos e espirituais, um êxito de Kardec que conduziu até o final dessa sua existência.
E dentre seus manuscritos publicados no livro Obras Póstumas de Allan Kardec, reproduzimos uma “observação” feita logo após a publicação do primeiro periódico no mês de janeiro de 1858, o ano 1 da Revista Espírita, jornal de estudos psicológicos.
A seguir transcrevemos como publicado no livro:
“Apressei-me a redigir o primeiro número e o fiz aparecer no 1º de janeiro de 1858, sem que a ninguém tivesse prevenido. Não tinha um só assinante e nenhum fornecedor de capitais. Fi-lo, pois, exclusivamente por minha conta, e não tive do que me arrepender, porque o êxito excedeu a minha expectativa. A partir do 1º de janeiro, os números sucederam-se sem interrupção e, como previra o Espírito, o órgão foi-me um poderoso auxiliar. Reconheci mais tarde que fora uma felicidade não ter comanditário, porque sempre tive toda liberdade, e havendo um interessado estranho poderia querer impor-me suas ideias e sua vontade e tolher-me a caminhada. Sozinho, não tinha que dar contas a ninguém, por mais pesado que me fosse o trabalho.” (Livro Obras Póstumas - 2ªparte)"
Vê-se pelas palavras escritas por Kardec o bom ânimo, o que leva-nos à profunda reflexão para seguirmos acreditando nas nossas intenções de projetos, e mais, confiando na vontade de vencer, pois pensar mais além agrega valores, espirituais e intelectuais, numa construção do trabalho no bem.
E o + Além, como podcast traz a proposta de reproduzir e publicar nas mais diversas formas de comunicação conteúdos extraídos da Revista Espírita que nos ajude a refletir o estudo e conhecimentos da vida futura que o codificador da Doutrina Espírita deixou-nos; reproduzir duas vezes por mês, iniciando com o Ano 1. E indo mais além traremos programas de valor científico à luz da doutrina Espírita."
Muito obrigada! Até Breve.
Leia a Revista Espírita e saiba de onde viemos, quem somos e para onde devemos seguir!
A vida é futura, o Espírito é imortal!

Comentários
Enviar um comentário